1ª Oktoberfest de São Miguel do Oeste reúne cerca de 4 mil pessoas e fortalece a cultura, o associativismo e a solidariedade
Com apoio da ACISMO e de outras entidades parceiras, evento realizado em 17 de outubro celebrou a cultura germânica, movimentou a comunidade e destinou seu resultado às ações sociais do Rotary Club.
São Miguel do Oeste viveu um momento histórico no último sábado, 17 de outubro de 2026, com a realização da 1ª Oktoberfest de São Miguel do Oeste, um evento que reuniu cerca de 4 mil pessoas em uma celebração marcada pela cultura germânica, música, gastronomia, tradição e integração da comunidade.
Realizada no Parque de Exposições Rineu Gransotto - FAISMO - São Miguel do Oeste, a primeira edição da festa foi além da confraternização. A iniciativa também contribuiu para valorizar as tradições culturais, movimentar o comércio e o turismo local e fortalecer o envolvimento de entidades, empresas, voluntários e comunidade em torno de um propósito coletivo.
A ACISMO, como entidade apoiadora e parceira da iniciativa, reconhece a importância de ações que promovem o desenvolvimento de São Miguel do Oeste para além do ambiente empresarial. Eventos como esse contribuem para fortalecer a identidade local, estimular a economia e ampliar as oportunidades de participação e cooperação entre diferentes setores da sociedade.
O resultado da primeira edição também evidencia a força das parcerias. A união de esforços entre o Rotary Club de São Miguel do Oeste, a ACISMO e os demais envolvidos demonstra como o trabalho conjunto pode transformar uma ideia em uma iniciativa de impacto para toda a comunidade.
Além de valorizar a cultura e proporcionar momentos de integração, a Oktoberfest foi idealizada com um propósito solidário: destinar todo o resultado positivo do evento às ações sociais desenvolvidas pelo Rotary Club de São Miguel do Oeste.
Entre as iniciativas da entidade estão a construção e manutenção da Casa de Apoio ao Hospital Regional e ações de assistência à comunidade, como a entrega de fraldas geriátricas ao município. Dessa forma, a participação do público também contribuiu para a continuidade de projetos que fazem a diferença na vida de muitas famílias.
Para o presidente do Rotary Club de São Miguel do Oeste, Cleiton Campos, a realização da primeira edição representa uma conquista coletiva, construída com o empenho dos rotarianos, o envolvimento das entidades parceiras, o apoio dos patrocinadores e a participação da comunidade.
Confira o depoimento do presidente do Rotary Club de São Miguel do Oeste, Cleiton Campos:
A realização da primeira Oktoberfest de São Miguel do Oeste foi um momento de muito orgulho e significado para todos nós do Rotary. Reunir cerca de 4 mil pessoas em um evento que celebra a cultura germânica, valoriza nossas tradições e promove a integração da comunidade, movimenta todo comércio, turismo e ainda trás o resultado para ações sociais, realmente um evento diferenciado.
Nada disso seria possível sem o empenho de nossos companheiros rotarianos, o envolvimento das entidades parceiras e o apoio de todos que acreditaram nessa iniciativa. Deixo aqui nosso agradecimento especial a cada entidade, parceiro e voluntário que contribuiu para que esse projeto se tornasse realidade, incluindo vocês ACISMO e CDL. Nosso reconhecimento também aos patrocinadores Cresol, Ingá Veículos, SMO Energia, JBS e Ágil soluções e equipamentos, que foram fundamentais para transformar o evento mais bonito e com mais resultados.
Mais do que promover uma festa, nosso propósito sempre foi transformar esse momento de confraternização em solidariedade. O Rotary é uma organização mundialmente reconhecida por seu trabalho humanitário, especialmente pelo compromisso com a erradicação da poliomielite, mas também por tantas outras ações que transformam vidas.
Aqui em São Miguel do Oeste, temos muito orgulho de contribuir com iniciativas sociais importantes, como a construção e manutenção da Casa de Apoio ao Hospital Regional e ações de assistência à comunidade, incluindo a entrega de fraldas geriátricas ao município. São trabalhos que exigem dedicação e recursos constantes e que fazem a diferença na vida de muitas famílias.
Por isso, todo o resultado positivo da Oktoberfest será destinado às nossas ações sociais. Cada pessoa que participou da festa também contribuiu, de alguma forma, para que esse trabalho continue.
Em nome do Rotary Club de São Miguel do Oeste, agradeço a todos que fizeram parte dessa primeira edição. Essa é apenas a primeira de muitas Oktoberfests, fortalecendo nossa cultura, nossa comunidade e, principalmente, nosso compromisso de servir. A próxima Oktober já temos data reservada pros dias 15 e 16 de outubro de 2027.
Cleiton Campos
Presidente do Rotary Club de São Miguel do Oeste
Para a ACISMO, apoiar iniciativas como a Oktoberfest é também reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento de São Miguel do Oeste e com o fortalecimento das relações entre empresas, entidades e comunidade.
O associativismo mostra sua força quando diferentes organizações unem competências, recursos e esforços em torno de objetivos comuns. Ao apoiar eventos que valorizam a cultura, movimentam a economia e promovem a solidariedade, a ACISMO contribui para uma cidade mais dinâmica, participativa e conectada às suas potencialidades.
A entidade agradece ao Rotary Club de São Miguel do Oeste pela iniciativa e a todos os parceiros, patrocinadores, voluntários e participantes que fizeram parte dessa primeira edição.
A primeira Oktoberfest de São Miguel do Oeste já deixou sua marca e tem continuidade prevista: a próxima edição está programada para os dias 15 e 16 de outubro de 2027. Que essa celebração siga crescendo, fortalecendo nossas tradições e mostrando que, quando a comunidade se une, os resultados vão muito além de um evento.
Publicado: 20 de outubro de 2026 às 17:28