Semanaje teve programação especial em São Miguel do Oeste

Última atualização: 14/06/2022 12:00:00

O Núcleo Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo) realizou, de 06 a 11 de junho, a Semana Estadual do Jovem Empreendedor – Semanaje. A semana é promovida pelo Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) na qual são desenvolvidas ações para incentivar o empreendedorismo jovem.

Em São Miguel do Oeste aconteceu uma programação variada, com atividades internas e abertas para a comunidade, que foram: apresentação do Semanaje nos meios de comunicação local; Palestra “Desenvolvimento Territorial – La Fronteira”, na Câmara de Vereadores com participação de lideranças políticas e comundiade; Apresentação da escola de robótica para alunos da rede pública e privada de ensino; Churras Talks – encontro de integração que recebeu os núcleos jovens do Paraná, cidades de Santo Antônio do Sudoeste, Realeza e Barracão; Palestras: “Como se destacar em um futuro que precisa ser mais humano”, com o profissional Alexandre Weimer e “Decida ser protagonista”, com Gabriela Cover, ambas realizadas no auditório da Unoesc, evento aberto para a comunidade e que contou com a participação de mais de 500 pessoas.

O encerramento aconteceu em Santo Antônio do Sudoeste (PR), com um Café de Negócios entre os empresários. “Ao desenvolver as ações durante a segunda semana de junho, percebemos ainda mais que as empresas, as pessoas e o poder público precisam constantemente se adaptar, se reinventar e acima de tudo, trabalhar juntos”, revela a coordenadora do evento Liliane Balbinot.

Com o tema “Liderar para avançar”, escolhido pelo Cejesc, a Semanaje 2022 possibilitou a construção de negócios e parceira que refletiram em melhorias para toda a sociedade. Um exemplo foi a parceria que o Núcleo Jovem Empreendedor fechou com com a Argentina, visando fomentar a diversidade cultural dentro do empreendedorismo jovem. Desta forma, receberam alguns professores da Escuela de Robótica de Misiones para apresentar seus projetos, e trazer para o nosso sistema educacional uma proposta pedagógica voltada para ciência e tecnologia.

“A Semanaje nos possibilitou a construção de negócios e parcerias cujo maior impacto são melhorias na sociedade, no poder público, nas escolas e nas universidades. O empreendedor juntamente com o poder público é o motor da economia, o agente de inovação e de mudanças, capaz de gerar desenvolvimento e soluções para os desafios do futuro. Acreditamos em uma sociedade produtiva e inovadora e que seja, ao mesmo tempo, inclusiva, sustentável e democrática. A Semanaje de 2022, nos proporcionou diversas melhorias dentro do núcleo, nas empresas, e na sociedade em geral”, finaliza.