Projeto Parceiro Anjo incentiva empreendedorismo em jovens migueloestinos

Última atualização: 13/03/2023 11:28:34

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste – Acismo, apoiou a realização do projeto Parceiro Anjo, que visa fomentar o empreendedorismo em jovens migueloestinos, como estratégia para a inclusão social, fortalecimento do empreendedorismo de base, prevenção do consumo de álcool e outras drogas, redução da evasão escolar e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Para o projeto, foram trabalhados alunos das comunidades de Sagrada Família, São Francisco de Assis, Vila Nova II e indicados pelo CREAS e pela direção das Escolas Básicas Municipais Santa Rita, São João Batista, Juscelino Kubitschek, La Salle Peperi e Jesus Maria e José.
O objetivo do projeto é atuar de forma efetiva na prevenção, interromper o ciclo de violência e ofertar aos jovens, estímulos à adoção de atitudes empreendedoras, apoiadas sobretudo, na responsabilidade, na cooperação, na criatividade, na inovação e na sustentabilidade ambiental, que contribuam de algum modo para sua realização pessoal, ou, profissional.
O projeto teve 64 horas trabalhadas e beneficiou 30 alunos, orientados pela empresa LB Soluções em Inclusão Social. A Acismo entrou como parceiro institucional, fazendo o repasse dos recursos disponibilizados via emendas impositivas pelos vereadores Paulo Drumm, Nelvio Paludo, Vagner dos Passos e Elói Bortolotti e disponibilizando o espaço coworking para a realização das atividades. O Sebrae também é parceiro institucional do programa, disponibilizando palestras e atividades.
Após o encerramento do projeto, dois alunos estão empreendendo no setor da confeitaria: Biaca Faccin e Ryan de Souza Rozario, na empresa Dois Amores. Também, os alunos Intra-empreendedores: Ingrismari Gabriela Parra Garcia – KNN Idiomas, Yago Pergher Tirloni – Grupo Conak, Laura Maria Fiorini Bomfim – Grupo Conak, Jenifer Edili Silva Mallmann – Grupo Conak, Daniel Martins – Torfresma, Emanueli dos Santos Weiss na Torfresma e Thalita Rodrigues da Silva – JP Distribuidora.
Para o presidente da Acismo, Daniel de Souza, o projeto parceiro anjo é uma oportunidade de inserir os jovens no mercado de trabalho. “É um projeto que a Acismo já realiza há um tempo porque acreditamos que o futuro do Brasil são nossos jovens e que a mudança se dará pela educação e conhecimento, por isso apoiamos esse projeto, onde diversos jovens já estão inseridos no mercado de trabalho e outros empreendendo, o que nos deixa imensamente felizes e satisfeitos por ter cumprido com a nossa missão”, ressalta.
Conforme o coordenador do projeto, Luis Alberto Schoingele, da LB Soluções em Inclusão Social, novas inscrições já estão abertas. “Estamos iniciando as inscrições par anovos alunos, para a 16ª edição do projeto. Serão mais seis meses de capacitações, visitas técnicas, desenvolvimento profissional e pessoal, palestras, rodas de conversa com empreendedores, treinamentos e muito conhecimento transferido para os jovens. São seis meses de mobilização e envolvimento desses jovens no mundo do empreendedorismo, por meio da inovação no acesso à educação empreendedora”, finaliza.