Presidente participa de Plenária em Santa Helena

Última atualização: 22/03/2015 12:00:00

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizou, na tarde de sexta-feira (20), no município de Santa Helena, no Extremo Oeste do Estado, uma plenária com os presidentes das entidades da região. O evento ocorreu na sede da empresa Esel, indústria de portas e janelas em madeira, com a presença do presidente da Facisc, Ernesto João Reck e do vice-presidente regional, Afonso Niehues. O presidente da ACISMO, Vilmar Lima de Souza, também participou e entregou ofício solicitado a intervenção da FACISC na agilização das ações relacionadas à Aduada Internacional, em Paraíso.

O encontro, sediado pela Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis (Aest), oportunizou aos participantes, além da visita técnica, um entendimento maior sobre o funcionamento da federação, a composição de sua diretoria e equipe, além das principais bandeiras e soluções empresariais oferecidas. A apresentação coube ao presidente Reck. As associações empresariais precisam falar a mesma linguagem e ter seu planejamento alinhado com a Facisc”, ressaltou ele..

A divulgação das ações promovidas pelas entidades e pela Facisc no âmbito regional também foi ressaltada pelo presidente ao citar um dos projetos implantados no último ano, a Rede de Notícias Facisc. Outros projetos também estão em andamento, entre eles, a nova identidade visual da federação, o Voz Única, a Carta de Conjuntura Econômica, o projeto Geração Empreendedora e a construção de sua nova sede.

Quanto aos protestos realizados em diversas cidades nas últimas semanas, Reck enfatizou que a entidade concorda com boa parte das reivindicações dos caminhoneiros, entretanto, pediu que cada um se manifeste de forma individual. “Somos favoráveis às reivindicações, desde que não atrapalhem o andamento da cadeia produtiva”, frisou.

De acordo com ele, a federação vem se reunindo com lideranças políticas para buscar soluções ao atual momento econômico vivenciado pelo país: “Não estamos vendo luz no fim do túnel, precisamos de mudanças urgentes”.

Ações programadas pela federação

Dando sequência à pauta, o consultor regional Olavo Prass explanou sobre a programação da Expogestão 2015, evento que ocorre em maio, na cidade de Joinville, com o apoio da Facisc. Já está sendo organizado também o Congresso Empresarial da Facisc, a ser realizado em setembro, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.

Para finalizar, Prass falou acerca do Programa de Excelência da Gestão, que tem a participação de oito entidades da regional. “Uma banca de juízes estará acompanhando o passo a passo da implantação do programa e avaliando as associações. As melhores práticas serão reconhecidas durante o Congresso Empresarial”, afirmou.

Entrega de moções e palavra dos presidentes

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste entregou moção pedindo a implantação de uma aduana na fronteira com a Argentina. No documento, também encaminhado, no início deste mês, ao Deputado Maurício Eskudlark, a ACISMO, solicitanda que a FACISC intervenha, junto à Receita Federal, no processo de instalação imediata de uma unidade Aduaneira, na divisa do Brasil e Argentina, no município de Paraíso.

Segundo  Souza, as rodovias – BR 282, no lado brasileiro, e Ruta 27, no lado argentino, que interligam os dois países através da ponte internacional Peperi-Guaçú, foram finalizadas e, com isso, aumentou o tráfego por essa divisa. No documento, as entidades ressaltam que, além de turistas, é inevitável a passagem ilegal de mercadorias, que gera grande preocupação dos empresários da região.  “No lado da Argentina já existe uma estação Aduaneira em funcionamento”, ressalta.

Por fim, o documento ressalta ainda, as condições das edificações brasileiras, que, com pequenas adequações, poderá, tranquilamente, abrigar a Aduana, mesmo que seja em caráter provisório. “Entendemos ser uma situação de extrema urgência e, só com a presença de servidores da Receita Federal, teremos mais segurança e controle no local”, assinalou Souza.

Já a entidade de Descanso solicitou apoio para indicação de mais policiais militares para o município.

Além deles, cada presidente pode comentar das atividades que estão sendo realizadas. A plenária encerrou com a participação na abertura oficial da ExtenoLeite 2015 e jantar servido na V Festa do Queijo. A próxima reunião plenária será em julho, com a eleição do novo vice-presidente regional.