Núcleo Jovem Empreendedor da Acismo realizou Dia D do Feirão do Imposto

Última atualização: 30/05/2022 12:00:00

O Núcleo Jovem Empreendedor da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo) realizou, no sábado (28), o Dia D do Feirão do Imposto. O evento aconteceu na Praça Walnir Bottaro Daniel com diversas ações interativas para chamar a atenção da comunidade sobre a carga tributária paga ao governo.

As Óticas Recris e o Bonno Atacado e Varejo fizeram a venda de itens sem impostos estaduais no dia e, na praça central, foi organizado evento para a comunidade como um touro mecânico e jogo de tiro ao alvo, além da exposição da carga tributária de diversos itens e a divulgação de materiais informativos no mídia truck. “O clima infelizmente não colaborou com o nosso evento, e o tempo frio e chuvoso reduziu o movimento de pessoas na praça, mas, para a nossa surpresa, houve uma forte movimentação nas redes sociais, e tivemos um público muito grande acompanhando nossas ações no Dia D pelo instagram”, recorda a coordenadora desta edição, Gabriela Henrichs Favero.

A coordenadora do Núcleo Jovem Empreendedor da Acismo, Tatiane Regina Pivetta, afirma que falar sobre o assunto é necessário. “Não podemos parar de falar sobre isso, pois precisamos ter cargas tributárias menores. Nós precisamos saber onde está sendo aplicado o dinheiro, e precisamos ser incentivados nos nossos negócios para eles continuarem”, diz.

Pivetta explica ainda que a população trabalhou, neste ano, até o dia 28 de maio apenas para pagar impostos. No shampoo, por exemplo, 44,20% são impostos pagos pelo contribuinte. Produtos como arroz (25%) e feijão (36%) que vão para a mesa da população também são taxados e incrementam os mais de R$ 1 trilhão em tributos arrecadados, apenas em 2022, pelo Poder Público.

“Como todos são contribuintes, entendemos que é um assunto de relevância social, não apenas para os empresários, mas todos os consumidores, por isso trouxemos esse dia alusivo à tributação”, reforça a coordenadora do evento.

AÇÕES FORAM REALIZADAS DURANTE TODO O MÊS DE MAIO

Durante todo o mês de maio o Núcleo Jovem Empreendedor da Acismo se mobilizou e realizou ações referente à temática. “Iniciamos ainda no dia 02, com uma palestra sobre Gestão Tributária, ministrada por dois contadores e uma assistente fiscal, no Coworking da Acismo, com transmissão ao vivo no instagram, com o intuito de auxiliar os participantes na organização e planejamento tributário dos seus negócios”, explica a coordenadora do evento, Gabriela Favero.

A ação teve continuidade com intensa participação da mídia local, com abertura de espaço para entrevistas alusivas à tributação nas suas programações. Ainda, o núcleo divulgou materiais informativos sobre a tributação em suas redes sociais e fez parceria com supermercados da cidade para divulgação sobre o percentual de tributos pagos em alguns produtos, culminando então, no Dia D do Feirão do Imposto, realizado no sábado.

A novidade deste ano do evento que completa 20 anos foi o lançamento do site reclamarnaopagaimposto.com.br que faz parte da ação estadual “Reclamar Não Paga Imposto”, cujo objetivo é trazer informações sobre o sistema tributário de forma clara e acessível para a população. “Fica o agradecimento a todos os integrantes da Pasta do Feirão do Imposto que trabalharam muito para fazer todas essas ações acontecerem. Para a Acismo, que nos apoiou e incentivou a conduzir esse projeto, a toda imprensa local, aos supermercados parceiros das nossas ações, e às Óticas Recris e ao Bonno Atacado e Varejo que promoveram o dia sem imposto”, agradece a coordenadora.

O presidente da Acismo, Daniel Rodrigo de Souza, lembra que os núcleos são o coração da entidade onde pulsa, realmente, suas ações. “É uma obrigação nossa de se envolver e saber o quanto estamos pagando. Então, essa ação é importante para a gente poder mostrar, conscientizar a população dessa carga tributária horrível e pesada que é o que nós pagamos hoje”, finaliza.

CADASTRE-SE

Receba novidades

Loading