Os integrantes do Jesmo (Núcleo dos Jovens Empresários) ligado à Acismo (Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste), participaram na última semana do lançamento do livro “O Milagre Real”, do ex-senador e atual diretor de Operações do BRDE, Neuto De Conto. O evento de lançamento ocorreu na quarta-feira (7), às 19h30, no auditório da Unoesc, Campus de São Miguel.
Conforme o integrante do Jesmo e vice-presidente do Cejesc para o Extremo-oeste, Edney Prigol, na oportunidade o político realizou uma palestra sobre o tema (disse que tirou né?), falando sobre fatos que descreve em seu livro da economia nacional e seus exemplos de vida pública, além de conselhos de conduta financeira. “A participação dos integrantes foi muito válida frente a experiência desse migueloestino que hoje possui uma posição de reconhecimento como diretor do BRDE, e já propiciou diversas contribuições para o desenvolvimento de nosso município e região”, destaca.
A obra
Em 1993, na Câmara dos Deputados, De Conto foi o relator da Medida Provisória que criou a Unidade Real de Valor. Nas páginas do livro, ele mostra por que o Plano Real deu certo. A obra conta a história econômica e monetária do País desde a independência, quando Portugal colocou na conta do Brasil a dívida que tinha com a Inglaterra. De Conto destaca que foi naquele período que teve início a dívida externa brasileira. “O Brasil já teve nove moedas diferentes, sendo que entre 1986 e 1994 foram cinco”, lembra. Outra passagem apresentada em O Milagre Real se dá no período entre 1968 e 1998, quando o Brasil teve uma inflação acumulada de 970 trilhões por cento. Em 1990, a taxa de inflação alcançou 82% num único mês e em 1993 o índice ultrapassou 2.700%. O cruzeiro real, última moeda antes do real, durou 334 dias e acumulou inflação de 3.673%. De Conto destaca que apesar da forte pressão contra a nova moeda, o Plano Real deu certo e obteve conquistas, como o fim da inflação, a estabilização da economia e o crescimento de 900 vezes do Pib brasileiro.
Receba novidades