Empresários ligados à Associação Empresarial de São Miguel
do Oeste, Sindicomércio e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) participaram, na
noite da última quarta-feira (23), de um debate acerca do estacionamento
rotativo e vias de mãos únicas. O intuito foi de colher a opinião dos
associados das três entidades, afim de elaborar um documento apontando os
pontos positivos e negativos e suas respectivas mudanças.
Foi grande o número de manifestações contrárias às mão
únicas. A maioria afirma serem desnecessárias e que tem prejudicado várias
empresas, com diminuição do fluxo de clientes e, consequentemente, causando grandes
prejuízos. A plenária ainda afirmou que são muitas as reclamações de clientes
de outras cidades, que também evitam trafegar por essas vias, com receio de acidentes.
Outro ponto levando foi de que essas vias tem ocasionado uma série de colisões e
desordenado o fluxo no centro da cidade. Neste ponto, a maioria optou pela
extinção dessa ação de governo e retomada da mão dupla.
Em relação ao estacionamento rotativo, implantado através de
Projeto de Lei, a discussão pendeu para o lado do aumento tempo de tolerância, hoje
de três minutos, redução dos valores, conversão de multa em créditos de tempo,
conversão de pesos (moeda argentina), análise dos impactos causados a
comerciantes em ruas no entorno, onde não há cobrança.
Ao término da reunião foram elencados os seguintes apontamentos:
PONTOS POSITIVOS:
Aumento de vagas aos consumidores nas áreas centrais;
PONTOS NEGATIVOS:
Aumento de veículos estacionados em ruas paralelas à zona azul;
Falta de orientação cordial por parte dos colaboradores do
estacionamento.
Redução de vagas para motocicletas.
Redução das compras por impulso.
SUGESTÕES:
Possibilidade de conversão do ticket em peso argentino;
Ajustar valor;
Reverter à penalidade em crédito;
Aumentar tempo de tolerância para 15 minutos;
Avaliar a expansão para outras vias.
VIAS DE MÃO ÚNICA
PONTOS NEGATIVOS:
Incidência de acidentes;
Falta de mobilidade;
Congestionam vias paralelas e com semáforo;
Consumidores receosos com o trafego nas vias;
Desnecessárias, pois as vias foram planejadas com
alargamento suficiente ao tráfego.
Aumento da velocidade veicular nas vias.
Desvios para ruas sem infraestrutura e esteticamente
deficitárias.
SUGESTÕES:
Audiência Publica para explanar o assunto e ouvir a opinião
da comunidade.
Redutores de velocidades.
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