Conselho das Entidades realiza reunião com Grupo SMO pela Inovação

Última atualização: 27/01/2022 12:00:00

Na tarde dessa quarta-feira (26) representantes do Conselho das Entidades participaram de uma reunião com autoridades políticas municipais e instituições de ensino, no espaço coworking da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo). A reunião contou a presença do secretário executivo de Assuntos Internacionais do Governo de Santa Catarina, Fernando Raupp, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Fabio Zabot Holthausen.

O presidente da Fapesc explica que, em conjunto com a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI), estão visitando a região Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina para entender como está o movimento de empreendedores e inovação. “Temos percebido que o Centro de Inovação e Tecnologia do Extremo Oeste de Santa Catarina (CITEOSC), a Acismo e entidades estão montando estruturas. Está acontecendo uma ação proativa para chamar a comunidade e formar um ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. Uma vez formado esse ecossistema, é possível ter troca de experiências e também gerar oportunidades para os talentos, que estão na região e precisam de uma formação e oportunidade. Esse é o objetivo também, com todo esse planejamento estratégico, para levar ciência, tecnologia e inovação para mais perto dos municípios e, consequentemente da sociedade catarinense”, evidencia Zabot.

A Fapesc celebra 25 anos de jornada neste ano e, principalmente agora, apresenta ações de internacionalização que vem ao encontro desse movimento que está sendo realizado aqui na região. “Então, 2022 vai ser um momento importante para que a gente gere novos empreendimentos nas diversas cidades do Estado e, não é diferente aqui no Oeste Extremo Oeste de Santa Catarina”, fala Zabot.

O presidente da Fapesc lembra que estão abertas inscrições, até o dia 23 de fevereiro, para o Programa Centelha 2. Esse é um programa de formação de novas empresas, de novas ‘startups’, e que vai aportar R$ 60 mil, não reembolsável, e mais R$ 32,4 mil em bolsas por 12 meses para desenvolvimento de um novo negócio.

De acordo com o secretário executivo de Assuntos Internacionais (SAI) do Governo de Santa Catarina, Fernando Raupp, a visita em São Miguel do Oeste objetiva conhecer a realidade do município, pois cada região tem suas particularidades em termos de negócio. “Hoje, a SAI auxilia com o meio de campo. Nós conversamos com os prefeitos, as associações, para saber entender as demandas e encontrarmos, juntos, as soluções no âmbito internacional. Um exemplo é fazer a conexão com o consulado de um país para que determinada empresa possa realizar a internacionalização, ou ainda se conectar com outros players no Estado, para depois fazer internacionalizar”, cita Raupp.

O secretário da SAI também esteve em Chapecó, Pinhalzinho e Saudades. “Cada uma dessas cidades é particular e percebemos que o Oeste não é só agro. O agronegócio é importante e está em evidência, mas cada cidade e cada local em que nós vamos tem uma vocação diferenciada. É por isso que viemos aqui em São Miguel do Oeste também, conhecer qual é a micro vocação e quais as suas dificuldades, para que o Governo do Estado possa auxiliar”, destaca.

O presidente do Conselho das Entidades, Daniel de Souza, afirma que o encontro foi importante devido a discussão sobre como o Governo estadual pode auxiliar nos assuntos internacionais das empresas de São Miguel do Oeste e região. “Então, o secretário Raupp se colocou à disposição e, provavelmente, no mês de abril virá novamente para uma conversa com os empresários que exportam, para eles apresentarem suas dificuldades e burocracias e poderem ser auxiliados pela SAI”, explica.

Daniel também explica que o presidente da Fapesc elogiou o novo espaço coworking afirmando ser uma referência para Santa Catarina. “Agora o foco é fomentar esse espaço através da inovação, aonde nós devemos provocar instituições de ensino, prefeitura municipal, Câmara de Vereadores para formar um núcleo de inovação junto com Citeosc, e possamos buscar recursos para incubar empresas e startups. Esse é o nosso objetivo”, finaliza Daniel.

CADASTRE-SE

Receba novidades

Loading