ACISMO e CDL mobilizam autoridades em audiência sobre a Ferrovia da Integração

Última atualização: 19/04/2013 12:00:00

Na tarde de ontem, 18/04, a Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste – ACISMO e a CDL de São Miguel do Oeste, juntamente com entidades do município, promoveram uma audiência sobre a Ferrovia da Integração (Leste-Oeste).

A Ferrovia da Integração (Leste-Oeste) é uma das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), e seu traçado prevê uma ferrovia que ligará os portos Catarinenses ao Oeste e extremo-oeste do Estado.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias do Congresso Nacional, o deputado federal Pedro Uczai, as ferrovias se tornam mais baratas, porque o custo para manutenção é bem menor do que uma rodovia, além de ser seguro e sustentável. “É insustentável o futuro do Brasil só por rodovias. A ferrovia vai atrair mais investimentos além de fomentar a indústria e o comércio”, ressaltou.

Para o presidente da ACISMO, Irton Edgar Lamb, a ligação da ferrovia até o oeste catarinense é fundamental para o desenvolvimento da nossa região e também para manter as agroindústrias, além de trazer novos investimentos para o oeste do estado.

Para finalizar, as autoridades presentes elaboraram a “Carta de São Miguel do Oeste”. O documento reivindica a inclusão da Ferrovia até o Extremo Oeste, passando por São Miguel do Oeste.

O evento teve início às 14h, no Auditório das Entidades, no Centro Empresarial Andrômeda, e contou com a presença do prefeito e vice-prefeito municipal, João Carlos Valar e Wilson Trevisan, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Valnir Scharnoski, o secretário regional da SDR, Volmir Giumbelli, vereadores,  além de prefeitos e lideranças dos municípios da região. O evento contou também com as presenças dos deputados estaduais Padre Pedro Baldissera, Dirceu Dresch, Luciane Carminatti e Mauro De Nadal e os deputados federais Pedro Uczai e Celso Maldaner.